NO VALOR DE CADA PESSOA
O PRINCÍPIO DE UMA RELAÇÃO

PÁGINA INICIAL / APSOV

APSOV

Queremos ser um lugar de encontro, de acolhimento, de relação, de confiança e de crescimento edificante

ASSISTÊNCIA PAROQUIAL DE SANTOS O VELHO
UMA HISTÓRIA DE VIDAS

Encaramos cada pessoa como uma oportunidade de relação, e a sua necessidade
ou fragilidade como uma promessa de ação. É na vida de cada uma das cerca
de 40 mil pessoas que já passaram pela Assistência ao longo dos últimos 90 anos,
que reconhecemos o valor do nosso trabalho

A NOSSA MISSÃO

“POBRES, SEMPRE OS TERÃO ENTRE VÓS...”
(Jo 12, 8)

Cientes desta verdade, o nosso desafio diário está em reconhecer o valor a cada pessoa que nos é confiada, cuidar a relação, agir na sua fragilidade e potenciar o seu valor humano.

Promover e viver o respeito pela dignidade da pessoa, a sua inclusão, formação e capacitação; Animar, dar vida, a quem perdeu a esperança por se encontrar numa situação extrema de fragilidade social, económica, ou humana; Assistir a pessoa para garantir a satisfação das suas necessidades primárias; Cuidar e educar na primeira infância, apoiando as famílias e proporcionando o aumento da igualdade de oportunidades; Envolver e mobilizar os agentes mais próximos da comunidade para o olhar à pessoa; Despertar para a consciência do bem comum, incentivando a solidariedade e a partilha cristã de bens.

A NOSSA VISÃO

NINGUÉM SERÁ DEIXADO SOZINHO

SOMOS UM LUGAR DE ENCONTRO

De acolhimento, de relação, de confiança e de crescimento edificante.

UMA COMUNIDADE

Capaz de crescer, acompanhar e responder às necessidades da sua comunidade envolvente.

UMA ESCOLA

Que colabora com as famílias numa educação integral da criança, oferecendo e propondo uma educação inspirada nos valores cristãos: da Verdade, do Respeito, da Liberdade, da Justiça, da Caridade, da Amizade, da Beleza, da Alegria e do Amor.

UMA RESPOSTA AOS IDOSOS

Com os mesmos valores e que pela presença diária cria vínculos e confere um sentido de vida a quem está sozinho.Respeito pela dignidade da pessoa, a sua inclusão, formação e capacitação.

AS NOSSAS

O QUE FAZEMOS

180 crianças na creche e em pré-escolar, e cerca de 70 idosos acompanhados diariamente em duas diferentes casas, com muito amor e respeito. 

Orientamos a nossa ação pelos princípios da doutrina da igreja católica:
no bem que se escolhe livremente.

AMOR que se dá gratuitamente

SABEDORIA que constrói, organiza e ilumina o conhecimento.

COMUNHÃO que sustenta a vida.

ALEGRIA de quem vive e se reconhece amado.

PRIVILEGIAMOS O VALOR da inclusão social pelo acolhimento e envolvimento de todas as pessoas, independentemente da sua condição, de modo a mantermos viva uma comunidade mais humana, onde todos participam e se reconhecem parte ativa.

O VALOR DA DIVERSIDADE como forma de educar para o respeito, para o encontro com os outros e com o mundo.

EQUIPA

Temos uma equipa multidisciplicar dedicada, de 52 duas pessoas, com um olhar atento, de bem, e para o bem de cada um dos nossos utentes.

Maria do Carmo
Campelo Ribeiro

Diretora Geral

Rita Ulrich

Coordenadora Geral

Anabela Hino Dias

Direção Pedagógica /
Casa dos Pastorinhos de Fátima

Angela Borges

Direção Pedagógica /
Casa dos Pastorinhos de Fátima

Rita Ulrich

Direção Pedagógica /
Casa dos Pastorinhos de Fátima

Francisca Calheiros

Direção Técnica e Coordenação /
Casa Nossa Senhora de Fátima:

Maria do Carmo Campelo Ribeiro

Direção Técnica e Coordenação /
Casa Nossa Senhora de Fátima:

Sara Morgado

Direção Técnica e Coordenação /
Casa Nossa Senhora de Fátima:

A NOSSA HISTÓRIA

Como chegámos até aqui?

Uma indignação diante da pobreza, desigualdade social, falta de oportunidades, falta de instrução, de cuidados básicos de higiene e de saúde, que não deixou indiferentes, quem, em 1932 se pôs em movimento e quis combater esta fatalidade.

Uma comunidade desprotegida, uma oportunidade de ação – servir.

Foi esta inquietação que deu origem à Assistência Paroquial de Santos o Velho, primeiro, uma pessoa, depois duas, uma sala na Igreja, rapidamente um grupo mais alargado, o confronto com um número de necessidades cada vez maior, uma casa pequena, médicos, enfermeiros, voluntários, uma casa maior, mais serviços, mais utentes, duas casas …

1932

Em 1932 nasceu um Posto Médico numa das salas desta Igreja de Santos o Velho. Médicos e enfermeiras generosamente ofereciam o seu trabalho voluntário

1934

Em 1934 foi criada uma Farmácia para poder dar seguimento ao tratamento dos seus doentes

1942

Em 1942 houve a necessidade de alugar um andar na Rua da Esperança, para responder a toda a população que recorria aos serviços da Assistência.

1945

Em 1945, um Dispensário, para atenuar as deficiências da alimentação das crianças,, fornecendo às famílias, leite, farinhas lácteas, açúcar e ovos.

1960

Em 1960, a Assistência ampliou a sua ação, instalando uma Creche e Jardim de Infância para apoiar as crianças cujos pais precisavam de trabalhar.

1990

Em 1990 foi criado um Serviço de Enfermagem para apoiar doentes acamados;

1991

Em 1991 a Assistência alargou os seus serviços ao Apoio domiciliário para pessoas impossibilitadas de sair de suas casas;

1999

Em 1999 estabelece-se o Centro de Dia e Convívio para acolher diariamente idosos que na sua maioria vivem sós e sem apoio.

2010

Em 2010 e após ter verificado a necessidade de apoiar famílias com fome, nasce o projeto de “Emergência Alimentar” para fornecer alimentação a pessoas desfavorecidas.

2022

Em 2022 dá-se início à construção da “Nova Casa”, um espaço necessário para garantir a continuidade de ação da Assistência que tem funcionado em instalações provisórias e inadaptadas às exigências dos serviços que prestamos. A história que aqui deixamos, confirma este movimento de mudança, necessário à continuidade de resposta da Assistência, à população que serve e que a procura.